Prémio Incentivo de Dança 2010 atribuído a Ludger Lamers

Prémio Incentivo de Dança 2010 atribuído a Ludger Lamers

“Na sessão do passado dia 6 de Maio, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Munique decidiu atribuir o “Prémio Incentivo de Dança 2010” a Ludger Lamers. Este Prémio, no valor de seis mil euros, é concedido, de dois em dois anos, a um trabalho artístico actual, de excepcional qualidade, nas áreas do ballet e da dança-teatro. Até à data, os laureados com este Prémio foram Viviane Marrone, Compagnie Dance Energy – Micha Purucker, Tom Plischke, Olga Cobos e Peter Mika, Mia Lawrence, Kim Ki-Hun e Claudia Senoner.

Composição do Júri:

O júri, constituído por Angela Dauber (Performer), Doutor André Eiermann (investigador na área do teatro e da dança), Robert Hofmann (director do teatro i-camp/novo teatro Munique), Ingrid Kalka (directora-geral de Tanztendenz), Claudia Senoner (bailarina e coreógrafa, laureada com este mesmo Prémio em 2008), Katja Werner (crítica de dança), bem como por representantes de vários partidos políticos com assento na Câmara Municipal de Munique (Dr. Ingrid Anker (SPD), Niederbühl Thomas (Verdes / RL), Monika Renner (SPD), Ursula Sabathil (CSU) e Elizabeth Schmucker (CSU), fundamenta a sua decisão da seguinte forma:

Fundamentação do Júri:

“Na reunião de 2010/04/15, o júri propôs, para a atribuição do “Prémio Incentivo Dança 2010”, o bailarino e coreógrafo Ludger Lamers. Na base desta decisão está a abertura que Lamers manifesta na sua linguagem coreográfica, sendo aquela o ponto de partida para a confluência de outras expressões artísticas na sua metodologia de trabalho. Esta tendência está igualmente presente a nível conceptual e prático e não a encontramos apenas nas suas próprias coreografias, mas é também visível quando Lamers actua como bailarino em projectos de outros artistas.

Por isso, os trabalhos de Lamers encontram pontos de partida e de referência na arquitectura ou no cinema, como é possível ver na sua trilogia “Tokonoma”, que decorreu entre 2007-2009. Também explora a intersecção entre a dança e o teatro como por exemplo, enquanto performer na produção de “Appropriation. Parasiten. Krapp’s Last Tape” de Sebastian Blasius, notavelmente realizada em 2009. Visto geralmente em colaboração com outros artistas, Lamers manifesta, não só uma admirável disponibilidade para este trabalho em equipa, mas também um especial interesse em se entregar a novos domínios e, desta maneira, possibilitar a abertura de caminhos originais para a sua pesquisa coreográfica. Trabalho a solo partindo de um texto, é uma parte essencial da sua pesquisa, a par de outros campos, como por exemplo, instalações baseadas em workshops, análise e questionamento de formas de reconstrução e de representação, interesse no trabalho com o corpo e com a espiritualidade.

Assim, o trabalho de Lamers testemunha um interesse profundo nos domínios da coreografia e da dança em que o corpo atravessa os limites de um só género de arte, entrando num movimento convergente, compreendendo, desta maneira, a dança como uma investigação, em formas diferentes de representação e de apreensão do mundo, em vez de reduzir a dança a uma forma específica ou a uma simples definição”.

Informações disponíveis em: http://www.muenchen.de/Rathaus/kult/presse/mai/html

Como uma forma de reconhecimento dessa sua abertura a uma diversidade de linguagens, contribuição indispensável para o desenvolvimento da dança contemporânea, característica que continua a ser visível na sua última produção (“Le Sceptre Et La Marotte”, Novembro 2009, i-camp/Neues Theater Muenchen e Janeiro 2010, auditório Schwere Reiter), o Doutor Hans-Georg Küppers, Conselheiro da Cultura da capital da Baviera, Munique (Kulturreferent der Landeshauptstadt München), e Presidente da Comissão da Cultura do Congresso dos Municípios da Alemanha (Vorsitzender des Kulturausschusses des Deutschen Städtetages), entregar-lhe-á o “Prémio Incentivo de Dança 2010”. no próximo dia 5 de Julho, em sessão solene, no salão Nobre do antigo edifício da Câmara Municipal de Munique (Historischer Festsal – http://www.muenchen.de/Rathaus/dir/raum/101270/altrath.html).

Advertisements

About obramadrasta

Estrutura de Produção e Difusão de Artes Performativas
This entry was posted in Performance. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s